Noticias
Estudo e inventariação das borboletas da Serra da Estrela
Começou em Junho um estudo e inventariação, mais exaustivo, das borboletas diurnas do Parque Natural da Serra da Estrela.
Este projecto liderado pela Turistrela e apoiado pelo ICNB-PNSE e pelo CISE, visa promover uma actualização da informação (que actualmente é reduzida e está dispersa) existente sobre este grupo de insectos. Deverá prolongar-se até ao final do Verão de 2010, altura em que será publicado o “Guia de Campo das Borboletas da Serra da Estrela”, livro em versão bilingue, como resultado do estudo realizado.
Para além da inventariação das espécies existentes, pretende-se ainda analisar a distribuição de cada espécie pelo território do Parque Natural, quer geograficamente quer por altitude.
Logo após o início do projecto, ainda em Junho, foi descoberta uma nova espécie para a Serra da Estrela, a Coenonympha iphioides (que até há bem pouco tempo, era considerada como Coenonympha glycerion, espécie que está disseminada pela Europa. No entanto e derivado dos estudos genéticos, descobriu-se que os indivíduos ibéricos são distintos dos indivíduos do resto da Europa), aqui representada na imagem.
Turistrela © 2009